Com a informação de que o visto para yonseis começará a ser liberado em julho e que será necessário o comprovante de proficiência (N4 – nível básico), muitos começam a correr para estudar para o exame JLPT que também ocorrerá em julho. Dito isso, fica a pergunta: O quanto do idioma japonês e possível aprender em três meses?

Nível 4: 1,5 mil palavras e 300 kanjis, precisa estudar mais de 400 horas

Entendendo as informações acima: O nível 4 (N4) é alcançado quando você domina o básico do idioma – ou seja, quando você tem o domínio do hiragana e katakana, dos vocabulários e é capaz de lidar com as situações cotidianas.

400 horas de estudo: É o número estimado de tempo para lidar com todas as possibilidades de confusões e dúvidas envolvendo o básico do idioma – ou seja, dúvidas sobre qual kanji usar, como se escreve determinada palavra ou o porquê de não se usar os pronomes em determinadas conversas. Se você estudar com planejamento e empenho, em 400 horas você consegue dominar o básico do idioma.

Um dia tem 24 horas. Uma pessoa geralmente precisa de 6 – 8 horas de sono por noite. Assim sendo, o dia dessa pessoa ainda tem 16 horas. A carga horaria no brasil permite apenas 44 horas por semana, vamos considerar: segunda a sexta – 5 dias por semana 8 horas por dia. Ainda restam 8 horas no dia dessa pessoa. Considerando: refeições, idas ao banheiro, paradas para beber água e aquele tempo para pensar e respirar – vão se umas 3; 3,5 horas. Com essas 5,5 horas que ainda restam, se a pessoa ativar e praticar sua força de vontade para estudar o idioma japonês, de forma inteligente e eficiente, em mais ou menos 72 dias (2 meses e 2 semanas), ela consegue dominar o básico do idioma.

Uma vez que se tenha aprendido o hiragana e katakana a pessoa já é capaz de começar a ler o japonês, mesmo que de forma limitada. A partir daí, é possível começar a aprender, por exemplo: nome das cores, animais, objetos etc. Mesmo palavras que geralmente são escritas usando os kanjis podem ser escritas com o hiragana e o katakana. Por que os japoneses usam os kanjis então, você pode estar se perguntando, e a resposta é simples: compreensão.

Durante uma conversa não é difícil entender o contexto dela ou a qual significado da palavra a pessoa está se referindo. Porém, numa conversa escrita, seja por carta ou WhatsApp por exemplo, nem sempre isso seria possível. O sentido da comunicação escrita é exatamente buscar a melhor forma de comunicar algo que não se pode explicar pessoalmente. Dito isso, os kanjis que são ideogramas, servem para acabar com o ‘duplo sentido’ de algumas palavras, que se fossem escritas apenas com o hiragana e katakana poderia gerar confusão, mas que são facilmente compreendidas através dos kanjis que foram usados para escrevê-las.

Portanto se você aprender os 300 kanjis que são exigidos no nível básico e as suas aplicações, pronuncias e significados, você terá um vocabulário de mais ou menos 1500 palavras.

Levando tudo isso em consideração é possível chegar a seguinte conclusão: Se você estudar por 5,5 horas todos os dias, de forma estruturada e com um bom material, no final desses 3 meses você terá estudado durante 495 horas, o que é muito mais do que se entende que seja necessário para dominar o básico do idioma.

Imaginando que nem todos usariam as 5,5 horas restantes no seu dia, e então deduzindo que a pessoa estudasse por 3 horas todos os dias, ela alcançaria a marca de 270 horas de estudo, o que é equivalente a (2/3) dois terços do tempo recomendado.

Com bons materiais e dedicação as chances de passar no teste do JLPT e conseguir o certificado são altíssimas. No final das contas, tudo só vai depender de você.

Aprenda Mais